Governador inaugura Laboratório de Controle Microbiológico em Descalvado

09/07/2015

Governador inaugura Laboratório de Controle Microbiológico em Descalvado

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quinta-feira, 2, em Descalvado, o Laboratório de Controle Microbiológico do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. As análises microbiológicas dos alimentos são importantes para a segurança alimentar do consumidor e também de animais de estimação.

O Instituto Biológico já realiza análises microbiológicas em fábricas de rações no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, em Descalvado, desde 2009, assim como os ensaios para diagnósticos de doenças das aves. Com o novo espaço, o IB pretende aumentar consideravelmente as oito mil análises que já realiza, ser acreditado pelo INMETRO e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para poder emitir resultados oficiais de ensaios laboratoriais em produtos destinado ao mercado externo. A expectativa é que o IB consiga esta certificação em um ano.

"Hoje, se você não tiver certificação e sanidade, você não vai a lugar nenhum. Então, é fundamental esse trabalho de sanidade e segurança alimentar. Os alimentos são testados aqui. Descalvado é, hoje, um grande centro de ração animal. Tem muitas indústrias aqui e isso tudo é certificado. Eu diria que é um laboratório estratégico para o desenvolvimento e segurança alimentar", explicou Alckmin.

O investimento na construção do novo espaço para o laboratório e na compra de equipamentos foi de R$ 1 milhão, sendo R$ 836 mil oriundos do Tesouro do Estado e o restante de captação do Instituto Biológico. Com a nova unidade, espera-se aumentar a capacidade operacional do Instituto, implementar novos ensaios laboratoriais, incrementar a prestação de serviços, ampliar suas linhas de pesquisa científica, melhorar o atendimento aos setores do agronegócio e aumentar o número de clientes. Atualmente, o IB realiza análises de qualidade microbiológica de alimentos para empresas de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

A localização da unidade em Descalvado é importante, pois a região paulista possui empresas do setor de alimentos, inseridas nas áreas de leite e derivados, carne de frango e subprodutos, ovos A produção de alimentos com matéria-prima de origem animal traz riscos de contaminação dos produtos, por conta dos microrganismos presentes nos animais e das condições de higiene durante o processamento.

O mercado de rações é outro segmento importante que poderá ser atendido pelo Instituto Biológico: a comercialização de ração para cachorro não exige análises relacionadas à salmonela. A salmonela provoca doenças em humanos, daí o interesse das indústrias de ração nesse tipo de análise.

Para a indústria de alimentos, a detecção e rápida correção das falhas no processamento e adoção de medidas preventivas são, hoje, a principal estratégia para o controle de qualidade desses produtos. "Por esse motivo, o controle de qualidade de alimentos vem sendo objeto de constante evolução, visando produzir e oferecer ao consumidor produtos de origem animal e vegetal absolutamente de acordo com as normas específicas de segurança sanitária", afirma.

Livro
Durante o evento de inauguração de laboratório, o Instituto Biológico lançou o livro "O Instituto Biológico e Sua Contribuição para Avicultura Brasileira". A obra aborda o caminho da avicultura, que começa no Instituto Biológico, em 1928, chegando até os dias de hoje, em 2015. No livro, as autoras inserem marcos da avicultura no Estado de São Paulo.

Laboratório de Patologia Avícola do IB, localizado em Descalvado, é o único do Estado de São Paulo e um dos poucos no Brasil que atesta a sanidade dos plantéis avícolas para as doenças de influenza aviária e laringotraqueíte, indispensável para o trânsito internacional com vistas à exportação de material genético.

Brasil está se transformando em uma plataforma de exportação de aves de alto valor agregado, incluindo avós, matrizes de um dia e ovos férteis, principalmente pelo bom status sanitário alcançado pelas casas genéticas. "O laboratório do IB é acreditado junto ao INMETRO pela norma ISO 17025, em todos os escopos de diagnósticos exigidos pelo MAPA, o que confere ainda mais credibilidade a nossas análises", afirma Guilherme de Castro.

De acordo com a União Brasileira de Avicultura (UBABEF), o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Cerca de 90% de todo o material exportado pelo Estado de São Paulo passa pelo Instituto Biológico para comprovar a sanidade.

Fontes: Imprensa de São Paulo/Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Na oportunidade, a diretoria e colaboradores da Pluma Agroavícola e da Unidade São Paulo participaram da inauguração do Laboratório de Controle Microbiológico do Instituto Biológico em Descalvado/SP. Esse laboratório é uma expansão do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, que é dirigido pelo Dr. Antonio Guilherme Machado de Castro. Os diretores Lauri F. Paludo e Mauri Mazurek agradeceram ao Dr. Guilherme pelo convite e o parabenizaram pelo desenvolvimento de seu trabalho.
 
A inauguração teve a participação do governador do estado de São Paulo, o Sr. Geraldo Alckmin. A direção também obteve a oportunidade de cumprimentá-lo e parabenizá-lo por estar presente em um acontecimento tão importante para o setor avícola.
 
Geraldo havia afirmado novamente - como na notícia acima - que o trabalho do Laboratório será fundamental para o setor, pois trata-se do desenvolvimento e segurança alimentar das aves.



Na foto:
- Geraldo Alckmin (Governador de São Paulo).
- Lauri Francisco Paludo (Diretor da Pluma Agroavícola).
- Lucio Moreira Pinto (Gerente Geral da Pluma São Paulo).



Na foto:
- Lauri Francisco Paludo (Diretor da Pluma Agroavícola).
- Geraldo Alckmin (Governador de São Paulo).
- Antonio Guilherme Machado de Castro (Diretor do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola).
- Lucio Moreira Pinto (Gerente Geral da Pluma São Paulo).



Na foto:
- Lauri Francisco Paludo (Diretor da Pluma Agroavícola).
- Geraldo Alckmin (Governador de São Paulo).
- Antonio Guilherme Machado de Castro (Diretor do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola).
- Lucio Moreira Pinto (Gerente Geral da Pluma São Paulo).

Compartilhe
voltar