Campanha do Outubro Rosa

10/11/2016

Campanha do Outubro Rosa

A Pluma Agroavícola, interessada na saúde de suas colaboradoras, aderiu novamente a Campanha do Outubro Rosa. Esta campanha remete mundialmente à luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades, com o objetivo de mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

A luta contra o câncer de mama, listado como o mais comum entre as mulheres, ganha destaque durante todo o mês de outubro em todas as unidades da Pluma Agroavícola.

Este ano, em parceria com a Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos, foi realizado a coleta do exame de Papanicolau nas unidades: Pluma Matriz Administrativo, Central de Ovos, Incubatório Pluma, Administrativo Santa Catarina, Administrativo Cascavel, Incubatorio Cruzeiro Agroavicola e nas granjas: Quedas, Pluma I e II, Saudade, Granja Salto I e II, Wustro, Ouro Verde, Trindade, Santa Tereza I, II, III, IV, São Manoel, São Francisco, São Caetano, Novo Horizonte, Coletti, Jairo Guzzo, Nezello, Miotto, Darlan, Bela Vista I, II, III, IV, São Braz I, II, Marriott, Leinad e Turmina. E foram ministradas palestras com o tema: “Câncer do Colo do Útero” e “Câncer de Mama”.

O Outubro Rosa começou em 1983, quando uma corrida de cinco quilômetros pelas ruas de Dallas, EUA, atraiu 800 pessoas para arrecadar fundos e chamar atenção para a doença. A promessa de levar mais mulheres a conhecer e combater o câncer de mama foi de Nancy Brinker, que havia visto, três anos antes, a irmã Susan morrer aos 36 anos. Desde então, a Fundação Susan G. Komen For the Cure tem inspirado a mobilização em diversos países. O intuito é chamar atenção do público feminino sobre o câncer de mama, consciência essa que não pode ficar restrita apenas a este período. O autoexame e consultas médicas em intervalos mais curtos ampliam o diagnóstico precoce e essencial para o tratamento adequado da doença.

Este ano, além da consciência na saúde das colaboradoras, a empresa Pluma trouxe à tona a importância da consciência ambiental, entregando a cada colaboradora uma árvore frutífera, medicinal, ou nativa, afinal, a Educação Ambiental trata-se de um processo de educação permanente, que deve ser inserido em todos os contextos da atuação humana, deve-se cuidar do que ainda nos resta, está é a única forma de garantir o mínimo de qualidade de vida para as próximas gerações. Agradecemos a Secretaria do Meio Ambiente de Saudade do Iguaçu, em especial ao Secretário, Flavio Chableski e a Engenheira Agrônoma, Angela Russo, por disponibilizar 300 mudas das plantas.

O objetivo desta campanha deste ano é mostrar para as mulheres a importância do autocuidado, da autoestima em todos os âmbitos da sua vida, e que nós somos iguais a uma planta. Uma planta se não cuidar, regar, cultivar... com o passar do tempo, vai perdendo sua vida, podem até ser podadas, mas continuam crescendo. Assim somos nós, mulheres, podemos até perder os seios ou o órgão que gera a vida, porem jamais perdemos a essência de ser mulher!

”Se não plantar... não nasce. Se não regar… não cresce. Se não amar... morre. Assim são as plantas... assim são as pessoas...”

Matéria feita por: Gislaine Nilson – Enfermeira da Pluma Agroavícola – Unidade Dois Vizinhos.

Compartilhe
voltar