Notícias

Fiscais do MAPA realizam auditoria na Fábrica Rações Colina

07/02/2018

Fiscais do MAPA realizam auditoria na Fábrica Rações Colina

Unidade Fábrica de Ração para Matrizes – Dois Vizinhos –Paraná


Da esquerda para a direita o gerente, Valdomiro Claudio, Dr.Reseli C.H.Hoppen –AISIPOA; a nutricionista, Karen Prokoski; a responsável Vivielle Bochio, o auditor fiscal, Dr. Edegar Kruger, o supervisor de produção, Lucas Piovezan, auditor fiscal, Dr. Diego G. Gheller

Nos dias 05 e 06 de dezembro a Fábrica Rações Colina foi auditada pela equipe de fiscais federais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a certificação em Boas Práticas de Fabricação (BPF) (IN 04) e habilitação para produção de rações com medicamentos (IN 65 e IN 14).

As Instruções Normativas para as indústrias que fabricam produtos destinados a alimentação animal estão muito mais rígidas, já que este setor está diretamente ligado a segurança alimentar humana, através disso, cada vez mais as empresas deverão se adequar as exigências do Governo Federal e também do mercado internacional, comenta a responsável técnica, Vivielle Bochio.

Após toda a avaliação do Manual de BPF incluindo os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) que abordam os itens como rastreabilidade, higiene pessoal, limpeza do local de trabalho, prevenção de contaminação cruzada, comprometimento com a origem das matérias primas (fornecedores), manutenção dos equipamentos e também toda parte estrutural, a Fábria Rações Colina obteve a pontuação de 98,4 pontos, sendo classificada no Grupo 1 de acordo com a Instrução Normativa 04 de 23 de fevereiro de 2007. Desta forma a Fábrica está apta a fabricar produtos destinados a alimentação animal contendo medicamentos veterinários.

Esse resultado é fruto de um intenso trabalho, envolvendo toda empresa, onde os colaboradores de forma geral estão comprometidos e conscientes da importância da garantia máxima da qualidade dos produtos.


Sala de Pesagem de Micro Ingrediente.
Colaboradores: Sidnei Mataczinski, Aroldo Conceição dos Santos,Tarcisio Soares Maciel,Valdir de Souza Bueno.


Sala de Painel de Operações da Fábrica. Colaboradores: Geovane de Oliveira, Cindiclei Fiori

Para o supervisor de produção, Lucas Piovezan, o investimento em tecnologia tem proporcionado grandes ganhos tanto no quesito produção como também na qualidade. Visto que este investimento permite um melhor gerenciamento e análise detalhada do processo como um todo. Vale ressaltar que os bons resultados só acontecem quando há empenho, dedicação, trabalho em equipe e muito foco, para que todos saibam o que fazer e onde querem chegar. Desta forma se torna possível perceber o engajamento da equipe e os resultados fluem, pois todos estão motivados a alcançar o objetivo traçado.


Sala de Controle de Qualidade/Laboratório. Colaboradores: Noeli Beltrame, Vivielle Bochio

Por fim devemos acreditar que o trabalho é continuo, que os méritos devem ser conquistados e reconquistados a cada dia e que não pode se acomodar. Tudo está em constante mudança e crescimento, seja no ambito pessoal ou profissional, somente as pessoas que vivem intensamente seus dias tem histórias para contar e exemplos para compartilhar, comentou o gerente da Fábria Rações Colina, Valdomiro Claudio.

Matéria feita por: Valdomiro Claudio, gerente da Fábrica Rações Colina

Compartilhe
voltar