SESMT realiza campanha “Da Sua Saúde Cuidamos Juntos”

31/05/2019

SESMT realiza campanha “Da Sua Saúde Cuidamos Juntos”

Durante os meses de abril e maio de 2019 o setor do SESMT da Pluma Agroavícola – Unidade de Dois Vizinhos/PR, promoveu a campanha “Da sua Saúde cuidamos juntos”, nos seguintes locais: Incubatórios Pluma Agroavícola, Cruzeiro Agroavícola, Colina Comércio de Cereais, Central de Ovos e Administrativo Pluma.

Foi realizado uma mobilização com coleta de teste rápido HGT (teste rápido de glicemia que com uma gotinha de sangue, retirada de um dos dedos da mão, é possível verificar se há alguma alteração na taxa de glicemia. Esse teste inicial leva, no máximo, três minutos para mostrar o resultado). Aferição dos sinais vitais (pulso, batimentos cardíacos, pressão arterial), coleta das medidas antropométricas peso e altura. Foi orientado para que todos todos os colaboradores estivessem em jejum, para um resultado mais preciso.

A coleta aconteceu nos locais de trabalho de cada unidade. Logo após foi ofertado a cada colaborador um desjejum saudável.

O objetivo desta campanha foi promover aos nossos colaboradores ações que colaborem tanto para a redução dos percentuais de sobrepeso e de obesidade, quanto para melhor prognóstico da diabetes seja tipo I ou Tipo II. Esta patologia (doença) é considerada crônica, não transmissível pela Sociedade Brasileira de Medicina e ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e é fundamental para manutenção do bem-estar do organismo, que precisa da energia dela para funcionar.

Altas taxas de glicose podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

“De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e evitar o consumo de álcool, tabaco entre outras drogas. Comportamento saudável evita não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas” relata Luciano Almeida da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo.

A intenção é que, por meio de práticas simples como: Teste rápido de HGT, e coleta de medidas, bem como orientações que motivem uma mudança de hábitos e de estilo de vida, seja possível promover mais saúde aos colaboradores da Pluma Agroavícola.

Matéria feita por: Gislaine Nilson, enfermeira da Pluma Agroavícola – Unidade de Dois Vizinhos/PR

 

Compartilhe
voltar