10 tendências para os comerciantes de frango

29/07/2014

10 tendências para os comerciantes de frango

Os ventos sopram a favor dos produtores de frango com a queda no preço dos grãos e a continuidade dos altos preços da carne vermelha. Com isso, a indústria do frango deve se adaptar ao momento tornando-se mais interessante ao consumidor. Esta é a opinião de Phil Lempert, o "guru do Supermercado", que participou do seminário de Marketing do Frango no dia 21 de julho, nos Estados Unidos.

"As pessoas passaram a pesquisar mais preços durante a recessão [econômica dos EUA] e mudaram seu comportamento de compra. Elas tornaram-se fiéis a diferentes produtos e formatos de lojas. Nesse processo, o valor real de produtos substituiu o preço em si como norteador no comportamento de compra" , afirmou Lempert.

Na apresentação durante a conferência patrocinada pelo Conselho Nacional do Frango Associação Nacional de Aves e Distribuidores de Alimentos (dos EUA) Lempert compartilhou 10 tendências que estão moldando o mercado avícola em movimento pós-recessão.

  1. Surgimento das "mulheres independentes" (Indie Women)
    Não ignore as cerca de 31 milhões de mulheres, com mais de 27 anos, que moram sozinhas e gastam em torno de US$50 bilhões por ano em alimento e bebidas.

  2. Lanches saudáveis 
    Como o consumo de lanches aumentou, o mesmo acontece com a qualidade dessas refeições. E essa é uma boa oportunidade para o mercado do frango.

  3. O marketing constrói marcas
    Os clientes querem apoiar marcas e varejistas que suportam a sua própria comunidade, através de ações de combate à fome, de socorro, e cuidados com os mais velhos, a educação e os animais.

  4. Importância dos dispositivos móveis
    Um terço dos consumidores afirma usar seus dispositivos móveis enquanto compram para encontrar receitas, comparar preços das lojas e procurar informações sobre os alimentos que estão comprando.

  5. Centro culinário comunitário
    Os consumidores querem adquirir novas habilidades culinárias. Formar uma cultura alimentar conectada por colaboração é uma oportunidade e tendência.

  6. O café da manhã volta a ser importante
    Os consumidores estão se esforçando para ter um estilo de vida saudável e o café da manhã com bons valores é parte desse estilo de vida.

  7. As embalagens estão evoluindo
    As embalagens estão se tornando mais interativas com áreas sensíveis ao toque que projetam informações adicionais sobre a origem, receitas, marca de carbono, bem como as orientações para mais informações.

  8. A paixão da "geração Y" por comida
    A geração Y, grupo demográfico pós-geração X, tem paixão por comida e os comerciantes precisam encontrar maneiras de se mostrar relevantes para essa geração que participam de raves e têm, na maioria dos casos, salários pequenos.

  9. Culinária estrangeira em alta
    Latinos e asiáticos são as populações que mais crescem nos Estados Unidos e programas de nutrição nas escolas que incluam cozinha internacional ganham popularidade. Essa culinária está conseguindo chegar para dentro de suas casas.

  10. Marcas privadas assumem a liderança
    De acordo com pesquisas realizadas, as marcas privadas estão liderando na inovação de produtos, e 39% dos consumidores estão diversificando essas marcas.


"Não é uma tarefa fácil", disse Lempert, que incentivou os comerciantes a inovar, focar no relacionamento e pensar além do consumo "tradicional". Os consumidores querem mais informações sobre os alimentos que compram, inclusive sobre o frango. Além do mais, os consumidores estão entediados e os produtores precisam ser criativos para se ajustar às novas necessidades de alimentos para festas, formas de preparo e sabor.

Artigo de Gary Thornton, especialista avícola, publicado em inglês pelo site Watt.

Fonte: Avicultura Indústrial.

Compartilhe
voltar