Notícias

Ações da CIPA na Pluma Agroavícola

28/12/2017

Ações da CIPA na Pluma Agroavícola

A Comissão Interna de Prevenção Acidentes (CIPA) da empresa Pluma Agroavícola  - Unidade Dois Vizinhos/PR, neste fim de ano agradece a você colaborador que questionou, sugeriu e contribuiu para que as ações da equipe fossem voltadas para a segurança de todos os funcionários da empresa. No decorrer deste ano, a CIPA se reuniu mensalmente para avaliar, discutir e buscar ações que contribuíssem para a sua segurança e para a busca de um ambiente melhor nos postos de trabalho, além de obter uma melhor qualidade de vida.

A comissão tem por objetivo trabalhar na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Buscando atender essa normativa, vale a pena lembrar de algumas ações de conscientização e ações sociais que foram aderidas durante o ano para atender o objetivo.


Maio Amarelo
O mês de maio foi dedicado à conscientização da segurança no trânsito. Em parceria com o 21º Batalhão da Polícia Militar da segunda companhia de Dois Vizinhos, realizou na sala de treinamento uma palestra informativa e instrutiva sobre cuidados no trânsito. O encontro abrangeu todos os colaboradores dos setores administrativo e central de ovos.

 

Campanha do Agasalho
Durante o mês de julho a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (CIPATR) da Pluma Agroavícola organizou a campanha do agasalho 2017 arrecadando várias peças de roupas e calçados. O principal objetivo foi atender funcionários da própria Pluma que necessitem para si e/ou para suas famílias. A doação organizada pela CIPA já faz parte do calendário da comissão que promove todo ano essa ação solidária beneficiando vários funcionários. Esse ano foram atendidos cerca de 70 colaboradores das granjas Bela Vista e Salto.

 

Agosto Azul
Sendo o mês de agosto destinado para ações de cuidado e prevenção da saúde do homem. A empresa Pluma Agroavícola – Unidade Dois Vizinhos/PR realizou na Campanha Agosto Azul, a Campanha Risco Cardíaco para os Homens. Com a colaboração do dr. Fabiano Santiago. O objetivo foi fazer com que os homens mudem seus hábitos, visando melhor qualidade de vida e o aumento da longevidade do público masculino. É possível ter qualidade de vida fazendo ajustes simples na rotina diária. Na vida é possível fazer muitas escolhas, no entanto é necessário cotidianamente agir de forma consciente e com atitudes que tragam benefícios a saúde.

 

Outubro Rosa
Para o Outubro Rosa, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), foi realizado a Campanha de Coleta do Exame Papanicolau (preventivo), visando a prevenção e combate a doenças sexualmente transmissíveis além do câncer no colo do útero. Nesta ocasião, a Unidade contou com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Doiz Vizinhos para a realização da coleta, contemplando exclusivamente as colaboradoras da empresa. 

 

Brigada de Incêndio
A Brigada de Incêndio da empresa Pluma Agroavícola, participou também de treinamentos para atuar tanto preventivamente evitando situações que causam risco de incêndio tanto no combate. Promovido pelo SESMT em parceria com a CIPA, o objetivo além de orientar em como combater, também foi orientar no processo de evacuação de emergência, prestação de socorro e primeiros socorros.

 

Campanha doação de sangue
Novamente em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos, juntamente com o Hemonúcleo de Francisco Beltrão foi promovido o dia do Doador de Sangue. O objetivo foi despertar a ação solidária com a ação social de cada colaborador, antecipando a celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue em 25 de novembro. É necessário expandir essa compreensão e doar sangue de forma regular, voluntária e solidária. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. 

 

Semana SIPAT
A Comissão Interna de Prevenção Acidentes (CIPA) da empresa Pluma Agroavícola - Unidade de Dois Vizinhos, promoveu de 20 a 24 de novembro, a IX Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT).
Em parceria com Talentos Humanos da empresa, várias atividades foram realizadas, incluindo todos os setores administrativos, granjas, central de ovos e os Incubatórios Pluma e Cruzeiro.
Palestras, teatros e atividades extras voltados a segurança do trabalho, doenças do corpo, cuidados com a saúde, cuidados no trânsito e recreações para conscientização de todos. Para as equipes administrativas e técnicas realizou-se o 1º Concurso de Paródia, com grande sucesso e participação de todos os setores.
Acredita-se que o objetivo principal do evento foi atingido, pois é justamente na prevenção primária, conscientização e bem-estar de todos os colaboradores que a Semana SIPAT vem atuar.
A CIPA agradece a todos os envolvidos, membros da CIPA, gerentes e supervisores que participaram ativamente na organização e que incentivaram suas equipes para que este evento acontecesse.

 

 

Obrigada a todos pela dedicação e confiança que tiveram conosco em 2017.



A equipe da CIPA deseja a todos um Feliz Ano Novo e aguardamos todos para o próximo ano.


Matéria feita por: Franciele Minatto, presidente da Cipa da Pluma Agroavicola – Unidade de Dois Vizinhos/PR

Compartilhe
voltar