Ginástica laboral na Pluma SP

15/06/2018

Ginástica laboral na Pluma SP

A PLUMA SP com o objetivo de cumprir o que determina a NR-17 – Ergonomia, implementou e vem aplicando diariamente a ginástica laboral.

De acordo com a ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia, esta é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema. 

Ergonomia física, está relacionada com às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

Ergonomia cognitiva, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.

Ergonomia organizacional, concerne à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (CRM - domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, tele trabalho e gestão da qualidade.

A prevenção é uma das vantagens ginástica laboral, categoria de atividade física realizada no local de trabalho aplicada em empresas de qualquer seguimento e porte.

Matéria feita por: Diego Aparecido Carlos Doce, SESMT da Pluma Agroavícola – Unidade de São Carlos/SP         

 

Compartilhe
voltar