Grupo Pluma faz visita de qualificação de fornecedores

10/05/2019

Grupo Pluma faz visita de qualificação de fornecedores

A qualidade da matéria prima utilizada nas rações é um ponto fundamental para garantir a qualidade das rações. Em função disso o Grupo Pluma possui o Programa de Qualificação de fornecedores, no qual colaboradores envolvidos com o processo de qualificação, tais como nutrição, qualidade, compras e equipe de fábrica, fazem a visita aos fornecedores. Após isso, o relatório é compartilhado com todas as fábricas, para que todos fiquem cientes do resultado da auditoria e se aquele fornecedor está qualificado ou não.

Nos dias 02 e 03 de maio de 2019, os colaboradores Elisangela Gottardo da Nutrição e Controle de Qualidade Corporativo, e Itamar Cavalcante do Compras, fizeram visita à 3 fornecedores que estão alocados nas proximidades de Curitiba. Sendo eles a Quimtia – fornececedora de premix de várias unidades do Grupo Pluma localizada em Colombo, a Impropel – fornecedora de farinha de carne, principalmente da unidade de Dois Vizinhos, localizada em Campo Largo, e a Grasp – fornecedora de aditivos, tais como óleos essenciais e adsorventes de micotoxinas, localizada em Curitiba.

O foco principal da visita na Quimtia, foi verificar os controles dos processos de fabricação do premix, de modo a dar segurança com relação a prevenção de contaminação cruzada, e garantia da presença no premix dos níveis negociados e solicitados em cotação. Verificamos que a Quimtia possui o processo de produção totalmente automatizado e com os controles por códigos de barras em todo o processo produtivo, com travas na produção caso não esteja de acordo com o programado.

Com relação à Impropel, o objetivo era verificar os controles de produção que resulta na padronização do produto acabado, e também com relação à possibilidade de contaminações, e eficácia no processo de aplicação de antisalmonella. Verificamos que o sistema de produção por ser todo fechado e o processo todo automatizado garante o mínimo possível de contaminação.

A Grasp migrou para uma nova fábrica esse ano, em função do aumento do volume de produção. A estrutura é totalmente automatizada, sendo adequado o fluxo de entrada e saída das fábricas, sendo todas no mesmo sentido.

Nessa visita foi possível auditar os fornecedores, otimizando a ida à região, e com isso demonstrar a importância da qualidade para o Grupo Pluma, e o interesse de manter os melhores fornecedores como nossos parceiros.

Matéria feita por: Elisangela Gottardo, Nutrição do Grupo Pluma

 

Compartilhe
voltar