Palavra do Presidente

Lauri Francisco Paludo Presidente | Grupo Pluma

O Grupo Pluma nasceu em 1999 com a união de 4 sócios, todos com grande know how no mercado da avicultura. Iniciamos com a produção de ovos férteis na região sudoeste do Paraná. As parceiras foram fundamentais, principalmente com as cooperativas do oeste e clientes do norte do Paraná que apostaram em uma empresa emergente, entretanto com rostos já conhecidos e com credibilidade no meio avícola. O ponto alto do relacionamento dos sócios com os colaboradores é a transparência e a ética na condução dos trabalhos, seja na participação dos resultados como também nas dificuldades. Defendemos esse posicionamento por termos sido colaboradores no passado e vivenciado como é estar do outro lado da relação patrão e empregado. Grande parte dos colaboradores estão no Grupo Pluma desde o início e todos têm suas metas colocadas de forma muito clara. Na própria sociedade, há uma divisão clara na gestão dos negócios baseados no que cada um tem de melhor, sejam nas áreas administrativa, financeira, produção, comercial, ou na coordenação geral do Grupo Pluma. A forma de atuação dos sócios, o bom relacionamento, a flexibilidade em moldar-se às funções que o Grupo Pluma exige tornando-se especialistas nas respectivas áreas, são características que unidas a uma condução democrática, fazem com que o negócio caminhe a passos largos, com maior velocidade e tenha sempre uma visão estratégica definida. Para manter esses princípios e valores sempre em prática, seja pelos Sócios, Colaboradores, Clientes, Fornecedores ou por Órgãos Governamentais, o Grupo Pluma apresenta a seus colaboradores, parceiros e ao público em geral o seu Código de Ética e Conduta, parte do Programa de Compliance, a ser implantado a partir de 2018. Esse documento deve ser lido, compreendido e aceito por todos que querem trabalhar ou prestar serviços as Empresas do GRUPO PLUMA, sendo que caberá ao Comitê de Compliance esclarecer dúvidas além de fiscalizar e investigar as reclamações e denúncias recebidas, assegurando que os princípios e valores do Grupo Pluma, serão seguidos por todos. Contamos mais uma vez com o empenho de todos para aderirmos a essa nova prática de trabalho, que ratificará o compromisso do Grupo Pluma com a ética.

Missão, Vissão e Valores

Missão: Ser reconhecida pela qualidade e segurança dos produtos e pelo bem-estar dos colaboradores, trabalhando com foco no crescimento e diversificação, satisfazendo clientes, parceiros, colaboradores, Direção e sociedade, com responsabilidade socioambiental.

Visão: Atender a demanda do mercado interno e externo e estar entre as maiores empresas do ramo no Brasil.

Valores: Ética; Eficiência; Qualidade; Excelência; Compromisso; Confiabilidade; Responsabilidade socioambiental; Desenvolvimento e respeito ao capital humano;

O que é e por que temos um código de ética e conduta?

O que é e por que temos um código de Ética e Conduta?O Código de Ética e Conduta serve para orientar e disciplinar a conduta pessoal e profissional de todas as pessoas vinculadas, direta ou indiretamente ao GRUPO PLUMA. Assim, o Código é um conjunto de normas e regras, que deve guiar a conduta de todas as pessoas relacionadas ao GRUPO PLUMA, fomentando os princípios e valores do grupo, representados neste Código, independentemente, do cargo ou função que ocupem, tornando-se um padrão de relacionamento entre todos aqueles que possuem relação com o Grupo Pluma. Acreditamos que os princípios por meio dos quais gerenciamos o grupo são de extrema importância. Este Código deve ser utilizado como fonte de informações para dirimir eventuais dúvidas sobre qualquer procedimento a ser realizado. Trata-se de um documento que prevê atualizações e orientações claras e não negociáveis.

A quem este código se destina?

Destina-se a todos os Acionistas, Conselheiros, Diretores, Colaboradores, Estagiários, Integrados, Parceiros de Negócios, Fornecedores, Prestadores de Serviços, Terceiros e qualquer outra pessoa que mantenha ou venha a manter relacionamento com o Grupo Pluma, para que compreendam o compromisso de seguir este Código de Ética e Conduta, assegurando que seus comportamentos estejam em conformidade com os valores e princípios estabelecidos.Verificar se a ação ou conduta a ser realizada/praticada está de acordo com a legislação em vigor;Verificar se a ação ou conduta é coerente com este código de ética e conduta, bem como, com as políticas internas do Grupo Pluma;Verificar se a ação ou conduta está de acordo com os valores e princípios do Grupo Pluma;

Responsabilidades do Grupo Pluma

Pluma Agroavícola LtdaBello Alimentos LtdaCruzeiro Agroavícola LtdaColina Comercio de CereaisCassilândia Agroavícola LtdaTodas as empresas do Grupo Pluma cumprirão com as exigências de suas responsabilidades, zelando pelo cumprimento dos preceitos instituídos no presente código e na legislação vigente, sobretudo no combate à corrupção.Atendendo as políticas de ética e conduta, o Grupo Pluma:Pratica a igualdade combatendo qualquer forma de discriminação, proibindo e repudiando a utilização de mão-de-obra escrava, análoga à escravidão ou mão-de- -obra infantil exceto com relação ao cumprimento dos projetos de aprendizagem amparados pela Lei 10.097/2000;• Proíbe qualquer forma de punição corporal, de repressão física e mental e de assédio moral, sexual e verbal;• Comunica as partes relacionadas, de forma clara e eficiente a existência deste Código de Ética e Conduta e as implicações cabíveis no caso de possíveis violações aos compromissos aqui assumidos;• Aplica os princípios relativos à saúde, segurança e ao meio ambiente, por meio de informações transparentes, treinamentos e práticas na execução das atividades;• Incentiva a melhoria contínua por meio de inovação e realização de projetos para o GRUPO PLUMA;• Combate qualquer forma de corrupção e formação de Cartel. Identificando-se qualquer prática nesse sentido, o GRUPO PLUMA procederá a imediata denúncia às autoridades competentes.• Rechaça qualquer prática relacionada à lavagem de dinheiro e denunciará às autoridades competentes caso identificada tal prática.

Conduta Profissional dos Colaboradores

São exigidos dos Colaboradores do Grupo Pluma os seguintes padrões de conduta, sem prejuízo daqueles estabelecidos na Consolidação das Leis do Trabalho, princípios, normas internas e legislações:- Executar seu trabalho de forma ética, honesta, leal, justa e eficiente, prevalecendo o espírito de equipe, tratando com respeito os colegas, superiores, subordinados e todos aqueles com quem se relacionam;- Conduzir a vida privada e profissional de acordo com os valores e princípios aqui contidos;- Comprometer-se com o aperfeiçoamento profissional e pessoal, investindo no autodesenvolvimento e participando ativamente dos programas de capacitação oferecidos pelo Grupo Pluma;- Alinhar-se com as metas estabelecidas, atuando de forma a contribuir com a equipe, por meio de sugestões, reconhecimento de oportunidades, alerta ao desperdício e atitudes em prol da melhoria contínua;- Atuar e encorajar colegas e partes relacionadas a atuar profissionalmente de forma ética e de modo a assegurar a credibilidade do Grupo Pluma;- Cumprir os compromissos expressamente assumidos no contrato, acordo individual e coletivo de trabalho com zelo, comprometimento, atenção e competência profissional;- Atentar-se para o Cumprimento do Código de Ética e Conduta, além do regulamento da empresa, normas de segurança, atos, comunicados, procedimentos e outras instruções aprovadas pelo Grupo Pluma;- Colaborar com a manutenção da máxima disciplina no local;- Informar a seus gestores imediatos, todo e qualquer tipo de irregularidade que for encontrada, inclusive nos procedimentos e documentos, bem como, colaborar com a investigação de suposto desvio de conduta e crimes;- Valorizar as ações solidárias, sociais e culturais promovidas pelo Grupo Pluma;- Observar as boas maneiras com relação a sua postura em serviço.É PROIBIDO AO COLABORADOR- Criar/manter contato com qualquer tipo de aves domésticas e silvestres, pois estes podem ser portadores de assintomáticos (doença/infecção sem sintoma) de agentes infecciosos, expondo o plantel a risco sanitário, sob pena de responder por todos os danos decorrentes da referida conduta;- Ter atitudes desrespeitosas, ocultar, omitir ou faltar com a verdade quando houver falhas operacionais e utilizar artifícios antiéticos para atingir resultados;- Ausentar-se do local de trabalho durante o expediente sem autorização do seu superior;- Fumar ou consumir/estar sob efeito de bebidas alcoólicas durante o expediente ou nas dependências do GRUPO PLUMA.

CORRESPONDÊNCIAS E MERCADORIAS

É proibido aos colaboradores receberem correspondências e mercadorias particulares na sede do Grupo Pluma, visto que somente pessoas previamente autorizadas estão habilitadas a fazer este tipo de tarefa. O recebimento indevido de correspondências e mercadorias pode gerar obrigações e acarretar problemas de cunho financeiro e até judicial ao GRUPO. Por isso, não é permitida a divulgação do endereço do GRUPO para recebimento/entrega de correspondências e/ou encomendas particulares

ASSINATURA DE DOCUMENTOS

Os Colaboradores não estão autorizados a assinar/firmar documentos que geram obrigações/compromissos de qualquer natureza ao Grupo Pluma ou a qualquer pessoa a ele vinculada, sem a respectiva avaliação e rubrica dos Supervisores e/ou Gerentes, exceto se formalmente vinculado à sua atividade e autorizado conforme normas e procedimentos do Grupo Pluma. O Colaborador deve atentar sempre ao trânsito de documentos que necessitam de avaliação e rubrica de um responsável, evitando que qualquer trâmite deixe de cumprir com as políticas de avaliação, revisão e confidencialidade do Grupo Pluma.

VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES

O Colaborador deve se comprometer quanto à veracidade de quaisquer informações prestadas no exercício de suas funções. É de vital importância que informações tais como jurídico-fiscais, econômico-financeiras, saúde e segurança, meio ambiente, capacitação profissional dos Prestadores de Serviços, relatórios, dentre outras, sejam sempre claras e verídicas, a fim de que propiciem aos colegas, atuais e futuros, condições suficientes e concretas de avaliação das diversas situações e principalmente dos riscos de cada operação.

PRESENTES, BRINDES E FAVORES

Todo aquele que possuir relação com o grupo pluma, está proibido de: - Valer-se da influência do cargo para conseguir favores, presentes, gratificações e doações em benefício próprio; - Receber, em razão de suas atribuições, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, inclusive de caráter pessoal para viagens, hospedagens e outras atrações; - Solicitar presentes, gratificações e/ou doações de clientes, Fornecedores e/ou Terceiros; - Aceitar presentes que sejam ilegais, que violem a moral e os bons costumes ou que possam, de qualquer forma ou meio, prejudicar a reputação e imagem do GRUPO PLUMA ou ocasionando-lhe qualquer tipo de responsabilidade. O oferecimento ou aceite de presentes somente será permitido se forem adequados ao caso concreto, não podendo ter por objetivo a influência ou recompensa a qualquer decisão ou conduta, em benefício do GRUPO PLUMA, tão pouco em benefício de interesses pessoais de Colaboradores ou Terceiro, devendo-se evitar tudo que possa ou pareça comprometer o GRUPO PLUMA ou quaisquer pessoas envolvidas. As doações de produtos e patrocínios a projetos para instituições de caridade, comunidade ou pessoas somente serão realizadas mediante autorização do departamento responsável e que esteja em conformidade com a lei.IMPORTANTE:Qualquer item dentre os que são permitidos, antes de ser aceito ou oferecido, deverá ser submetido à análise da diretoria do departamento o qual foi direcionado, que formará uma comissão para votar e decidir pelo aceite/oferecimento ou não, conforme o caso específico.

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO

O Grupo Pluma respeita a diversidade, cidadania e a plena realização de cada indivíduo na sociedade, promovendo um ambiente de trabalho livre de qualquer hostilidade, preconceito ou discriminação. Por isso, tem como compromisso oferecer oportunidades igualitárias de crescimento profissional, prezando pela igualdade e valorização da diversidade nas relações de trabalho. Dessa forma, o relacionamento profissional dentro da organização deverá ser pautado pelos valores da confiança, honestidade, integridade, igualdade, imparcialidade e respeito mútuo. O Grupo Pluma veda qualquer forma de discriminação, seja em razão de sexo, preferência sexual, cor, religião, etnia, convicção política, nacionalidade ou qualquer outro fator distintivo. No entanto, reserva-se o direito de encerrar qualquer relação comercial sempre que os interesses do Grupo não estiverem sendo atendidos ou ainda quando o relacionamento representar risco legal, social ou ambiental.

ASSÉDIO

Não é admitido qualquer tipo de assédio seja ele sexual, moral ou ainda, situações que configurem pressões, intimidações ou ameaças no relacionamento entre Colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico, cabendo a todos os Colaboradores do GRUPO manter um ambiente de trabalho livre de insinuações ou restrições de qualquer natureza, evitando-se possíveis constrangimentos.